Rádio Calçada inicia contagem regressiva para acompanhar previsão anunciada pelo governador
O Porto Piauí, em Luís Correia, é um dos principais projetos de infraestrutura defendidos pelo governador Rafael Fonteles desde o início de sua trajetória política. Ao longo dos últimos anos, o governo estadual apresentou diferentes previsões para o início das operações comerciais do empreendimento, especialmente relacionadas à exportação de minério de ferro, fertilizantes, grãos e produtos da cadeia pesqueira.
Em abril de 2026, durante entrevista ao Jornal do Piauí, Rafael Fonteles declarou que o Porto Piauí iniciaria suas operações de exportação ainda no primeiro semestre de 2026. A principal expectativa apresentada pelo governador era a saída do primeiro carregamento de minério de ferro produzido em Piripiri com destino ao mercado internacional.
Com o encerramento do semestre previsto para 30 de junho de 2026, o Portal Rádio Calçada inicia uma contagem regressiva para acompanhar o cumprimento da previsão anunciada pelo chefe do Executivo estadual.
A linha do tempo das promessas e previsões
2022 – O compromisso de campanha
Durante a campanha eleitoral, Rafael Fonteles incluiu em seu plano de governo a proposta de concluir e viabilizar a concessão do Porto de Luís Correia. O empreendimento foi apresentado como peça estratégica para impulsionar a logística, atrair investimentos e ampliar a capacidade de exportação do estado.
Naquele momento, o porto era tratado como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico do Piauí.
2023 – A inauguração da primeira etapa
Em 13 de dezembro de 2023, o Governo do Estado realizou a inauguração da primeira etapa do Porto Piauí.
O evento contou com a chegada de uma embarcação da Marinha do Brasil e marcou a entrega das primeiras estruturas físicas do empreendimento.
Na ocasião, Rafael Fonteles afirmou que aquela era apenas a primeira fase do projeto e destacou que novas etapas seriam executadas nos anos seguintes.
O governo passou a defender que o porto seria capaz de transformar a economia estadual, ampliando a movimentação de grãos, fertilizantes, pescado e minérios.
2024 – Expansão do projeto logístico
Ao longo de 2024, o governo intensificou a divulgação do chamado Intermodal do Vale do Parnaíba, projeto que busca integrar ferrovia, hidrovia e Porto Piauí.
Foram anunciados avanços em áreas administrativas, estruturas de apoio, pátio de cargas e no terminal pesqueiro.
Apesar dos investimentos e anúncios, ainda não havia operação comercial regular de importação ou exportação pelo porto.
Março de 2025 – A fase operacional
Em março de 2025, Rafael Fonteles afirmou que a estrutura administrativa já estava em funcionamento e que o porto avançava para sua fase operacional.
O governo passou a divulgar perspectivas de movimentação de cargas ligadas à pesca, fertilizantes, grãos e minério de ferro.
Junho de 2025 – Primeira previsão para 2026
Em junho de 2025, o governador declarou que o Porto Piauí deveria realizar as primeiras exportações de minério de ferro até o início de 2026.
A expectativa era baseada em testes logísticos realizados por empresas envolvidas na operação mineral.
Foi uma das primeiras datas objetivas apresentadas pelo governo para o início efetivo das exportações internacionais.
Abril de 2026 – O anúncio do primeiro navio
Durante entrevista ao Jornal do Piauí, Rafael Fonteles afirmou que o primeiro navio de exportação deixaria o Porto Piauí ainda no primeiro semestre de 2026.
Segundo o governador, a carga inicial seria composta por minério de ferro produzido em Piripiri e destinada ao mercado chinês.
Na mesma entrevista, Rafael Fonteles destacou que a infraestrutura construída permitiria a operação de navios cargueiros de grande porte, capazes de movimentar grandes volumes de carga e inserir o estado nas rotas internacionais de comércio.
Abril de 2026 – Importação e exportação
Poucos dias depois, em nova declaração pública, o governador reafirmou que as primeiras operações ocorreriam ainda em 2026.
Segundo ele, o porto iniciaria atividades tanto de exportação quanto de importação, com destaque para:
- Exportação de minério de ferro;
- Importação de fertilizantes;
- Operações ligadas ao agronegócio;
- Desenvolvimento da cadeia logística regional.
Junho de 2026 – “Contagem regressiva”
No último dia 19 de junho, após visitar o empreendimento, Rafael Fonteles afirmou que o Porto Piauí estava em “contagem regressiva” para realizar a primeira exportação de minério de ferro para a China.
Segundo o governador, os últimos ajustes operacionais estavam sendo concluídos para viabilizar o início das atividades.
A declaração reforçou a expectativa de que a operação ocorra ainda dentro do prazo anteriormente anunciado pelo próprio governo.
Outra aposta estratégica: o hidrogênio verde
O Porto Piauí não é o único grande projeto estratégico defendido pela atual gestão estadual.
Nos últimos anos, o governo também apresentou o projeto de hidrogênio verde em Parnaíba como uma das maiores oportunidades econômicas da história do estado.
Foram anunciados investimentos bilionários, assinaturas de protocolos de intenção e o início de etapas preliminares de implantação.
Entretanto, assim como ocorreu com o Porto Piauí, o empreendimento ainda não entrou em operação.
O que será observado até 30 de junho?
A Rádio Calçada acompanhará diariamente:
- A chegada de embarcações comerciais ao Porto Piauí;
- A realização da primeira exportação anunciada pelo governo;
- A saída do primeiro carregamento de minério de ferro;
- Eventuais atualizações de prazo divulgadas pelo Governo do Estado;
- Informações operacionais divulgadas pela Companhia Porto Piauí.
O objetivo é acompanhar, de forma documental e transparente, uma previsão feita pelo próprio governador.
A pergunta permanece aberta:
O primeiro navio comercial partirá do Porto Piauí até o dia 30 de junho de 2026, conforme anunciado por Rafael Fonteles?
A contagem regressiva começou.
Portal Rádio Calçada — Informação sem maquiagem.














